Retranca: 138 anos da Filarmônica Lyra Ceciliana.
A Lyra Cecilina está entre as 130 filarmônicas do Estado da Bahia, sendo uma das mais antigas. Fundada pelo renomado maestro Tranquilino Bastos em 1870, este ano a filarmônica comemora 138 anos de existência. A Lyra, patrimônio vivo, participou de momentos históricos de relevante importância na cidade de Cachoeira como a comemoração da abolição da escravidão no Brasil e a primeira execução do hino da Cachoeira tendo seu fundador, Tranquilino Bastos, criado a melodia que compõe este hino. Negro Abolicionista e de um talento bastante “reconhecido”, Bastos no dia 13 de maio de 1888 comemorou os 18 anos da filarmônica fundada por ele com uma emoção incomum, saindo pelas ruas de Cachoeira regendo a Lira Ceciliana que arrastou mais de 2 mil pessoas em sua maioria negros recém libertos.
Esta Filarmônica, além de ser um patrimônio da cidade da Cachoeira e do Recôncavo, desempenha uma importante função social, jovens e adolescentes em sua maioria de baixa renda têm a oportunidade de aprender na sua escola de música a tocar um instrumento musical e se tornarem profissionais na área.
Neste aniversário a Filarmônica Lyra Ceciliana estará, em parceria com o ponto de cultura Terreiro Cultural, gravando um DVD onde serão executadas importantes músicas do Maestro Abolicionista Tranquilino Bastos como Navio Negreiro, homenagem a Castro Alves, e Aerosa Passeata, músicas estas criadas por ele para expressar o seu desejo de libertação dos escravos. No ano passado a Lyra, em parceria também com o Terreiro Cultural, recebeu com o projeto “O povo da música do Maestro Abolicionista” o prêmio Escola Viva do Governo Federal.
Para obter mais informações sobre a Filarmônica, os atuais projetos, situação da mesma e o seu trabalho social farei entrevistas com o Sr. Raimundo Cerqueira, presidente da Lyra, com os músicos Paulo Vitor Farias Mascarenhas, Jessé do Carmo, professor da escola de música e Nilton Azevedo, um dos fundadores do grupo “Chorões do Recôncavo” formado por jovens músicos da Lyra. Além de Juvino Alves, músico profissional e estudioso das composições do Maestro Abolicionista que fará uma participação especial no DVD, Luiz Antônio, coordenador do Ponto de Cultura Terreiro Cultural e diretor cultural da Lyra Ceciliana, que poderá informar sobre os projetos e os objetivos da parceria do ponto de Cultura com Filarmônica, e de Alzira Costa, jornalista que já escreveu, várias matérias sobre a Lyra, em diferentes épocas, e é membro da diretoria da mesma.
segunda-feira, 5 de maio de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
ok, siga atrasadinha
Postar um comentário