Tradição musical no Recôncavo
Inauguração da faculdade de música do Recôncavo
Kelma Costa e Meire Fiuza
No dia 22 de abril foi inaugurado na cidade de São Félix o Pólo Universitário de formação de professores de música, a UFRGS- Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Trata-se de uma faculdade de música do sistema EAD que conta com a parceria do governo federal, representado pela UFBA, e a Prefeitura Municipal de São Félix. O curso tem duração de quatro anos e meio e contou com duas fases de seleção: uma de conhecimentos gerais e uma segunda de aptidão. As aulas são realizadas todos os dias da semana via internet e os alunos são auxiliados por uma tutora que é doutora em música. A escolha desta cidade se deveu ao fato dela se encontrar na região do recôncavo e contar com uma forte tradição musical. Por este motivo também, desde o mês de março iniciou-se o Curso de Formação de Compositores e Maestros, ministrado por professores de música da UFBA no Centro Cultural Danneman. Este tem por objetivo formar profissionais de música no recôncavo para depois enviá-los à cidades do interior onde inexistem filarmônicas e, desta forma, resgatar a importância da música nestas localidades.
A matéria deverá contemplar a seguinte pauta:
Entrevistar o diretor do CAHL da Cachoeira para entender como se dá a parceria entre a UFRB e a Escola de música, buscando compreender a
Entrevistar a secretária de Educação de São Félix no intuito de conhecer como a Escola de música pode interferir na vida dos sanfelistas.
Entrevistar alunos do curso de formação de professores de música e vê quais as suas expectativas em relação ao curso.
Entrevistar a tutora da Faculdade de música para conhecer melhor com funciona o curso.
Entrevistar alunos e professores do Curso de Formação de Compositores e Maestros.
Fazer menção ao festival de Filarmônica que é realizado anualmente na cidade de São Félix.
Entrevistar diretores e maestros das filarmônicas de Cachoeira e são Félix, buscando conhecer quais as dificuldades enfrentadas por estas instituições e como estas se inserem no dia-a-dia das suas comunidades.
Fazer alusão ao aniversário de 138 anos da Lira Ciciliana, filarmônica de Cachoeira que teve papel importante na luta pela abolição da escravidão.
Destacar a importância da música na tradição e na identidade cultural do Recôncavo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Não entendi o que a UFRB tem com isso. Outra pauta que não indica os nomes das pessoas a serem entrevistadas
Postar um comentário