sexta-feira, 2 de maio de 2008

Pauta de Caroline Oliveira,Daiane Arllin e Daniela de Oliveira

Retranca: 1968/Importância

O ano de 1968 foi o ano de efervescências políticas,culturais e sociais em todo o mundo. As pessoas se depararam com movimentos revolucionários protagonizados pelos jovens que demonstravam toda a sua rebeldia e a sua vontade de mudar o mundo e a situação vigente,entrando para a História como um grupo inconformado e que abalou as estruturas apresentadas até então.
A França passava por uma revolução da juventude contra a ordem conservadora,capitalista e consumista,essa revolta fez desaparecer o velho partido socialista de Guy Mollet. Em Praga, a Primavera de Praga na luta para humanizar o comunismo, essa reação ao governo soviético, levando-o anos mais tarde a queda do Muro de Berlim. No México as lutas estudantis,que foi derrotado naquele ano,puderam abrir caminho para a democracia mexicana.
No Brasil esse ano foi marcado pela entrada de maneira crescente de empresas multinacionais no setor de serviços,tornando o mercado de trabalho mais seletivo e que buscava mão de obra especializada. O país sofria com o impacto do Golpe Militar de 64,que possuía um caráter ditatorial e privatizante. Ocorreu A Reforma Universitária de 1968,reinvidicando maior número de vagas nas universidades públicas. Alem dos questionamentos políticos,o movimento possuía também um caráter de questionar a moral,a maneira das pessoas se comportarem,e a relação com o amor.

O que fazer?

· entrevistar a professora Lucileide,que possue estudos,pesquisas e materiais sobre o assunto e buscar saber dela a importância histórica dos fatos ocorridos naquele ano e como estes contribuíram para os dias atuais.
· Entrevistar professor Baiarde,a fim de saber dele sobre este ano.
· Buscar fontes complementares na Internet,livros.
· Buscar relatos de pessoas que vivenciaram aquele ano e o seu ponto de vista sobre os acontecimentos,e de como estes interferem até hoje em suas vidas.

Um comentário:

Leandro Colling disse...

aproveitem e falem sobre o evento sobre maio de 68 q lucileide está ajudando a organizar. seria legal ter mais depoimentos de pessoas que viveram intensamente o período. caderno mais, da folha deste último final de semana, tem um dossiê sobre o assunto. seria legal ler