RETRANCA: Aids/Cachoeira
A Aids, Acquired Immune Deficiency Syndrome, que em português quer dizer Síndrome da Imunodeficiência Adquirida. é uma doença causada pela infecção do organismo humano pelo vírus da Imunodeficiência Humana, mas conhecida como HIV, sigla também do inglês, Human Immunodeficiency Virus. O HIV destrói os linfócitos, que são células responsáveis pela defesa do nosso organismo, fazendo com que as pessoas infectadas fiquem vulneráveis a outras doenças e infecções. Relações sexuais com pessoas infectadas, sem o uso de camisinha, são consideradas entre outros, um comportamento de risco que pode ocasionar numa infecção pelo vírus da AIDS (HIV). Além disso pode ser citado, o compartilhamento de seringas e agulhas, principalmente, no uso de drogas injetáveis; transfusão de sangue contaminado pelo HIV, reutilização de objetos perfuro-cortantes com presença de sangue ou fluidos contaminados pelo HIV. Segundo a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, já foram notificados 8.263 casos de infecção pelo HIV, dos quais, 2.514 faleceram de Aids.
O propósito da matéria é identificar casos de Aids na cidade de Cachoeira, desmistificando ou confirmando o mito existente na região, de que as cidade possui um alto índice de portadores do HIV . Para isso torna-se indispensável entrevistar o secretário de saúde da cidade de Cachoeira, Mamede Dayube Neto, para que dados sobre a doença sejam apresentados, além de identificar a existência de tratamentos oferecidos gratuitamente, e a presença de profissionais especializados nos hospitais para atender os portadores da doença. É necessário também uma análise dos postos de saúde da cidade, para percebermos se há uma preocupação em manter a comunidade informada sobre os riscos de contaminação, se há distribuição de camisinhas, realizações de palestras, ou qualquer outra forma de manter a população consciente sobre as formas de preservação e contaminação. É interessante também entrevistar os profissionais do Instituto Adventista de Ensino do Nordeste, responsáveis por uma pesquisa que identifica casos de Aids nesta região, para que mais dados sobre a doença sejam levantados. Seria interessante também, se possível, a realização de entrevista com algum portador da doença para que ele relate, como é sua vida com a presença do vírus, possíveis dificuldades enfrentadas, como discriminação ou medo, por exemplo, exercido por pessoas sem informações básicas sobre a Aids.
OBS: Professor, não conseguimos descobrir qual o orgão que você mencionou no dia da aula, encontramos um chamado GAPA, que é o Grupo de Apoio a Prevenção a AIDS da Bahia, seria este?
2 comentários:
O órgão que eu falei é o COAS. Ver http://www.saude.ba.gov.br/cta.html
Vcs ainda não sabem os números de Cachoeira, certo? O ideal é que uma matéria não diga que algo não existe, mas que o problema existe, certo? Por isso, a falta de dados compromete a pauta. Talvez fosse interessante tb pensar em termos mais regionais e não apenas de Cachoeira.
O pessoal que atende os pacientes com o vírus podem intermediar a entrevista com alguem infectado.
no site existem dados tb, verifiquem
Postar um comentário