Retranca: Reciclagem/ Recôncavo
Reciclar significa transformar objetos materiais usados em novos produtos para o consumo. Esta necessidade foi despertada pelos seres humanos, a partir do momento em que se verificaram os benefícios que este procedimento trás para o planeta Terra.
A preocupação com o meio ambiente motiva pessoas e municípios a desenvolverem projetos de aproveitamento de material reciclável, a exemplo da Secretaria de Educação de São Félix, que em 2007 desenvolveu o projeto Arte/Educação que teve como objetivo a produção de livros ilustrados a partir de material reciclável, produzido por alunos da rede municipal. Em outubro desse ano o projeto retorna com a Bienal Infantil, orientada por Ana Maria Fraga (formada
Em Nagé, município de Maragogipe, Alex Pedreira criou o Jardim Ecológico, onde mora numa casa feita somente de garrafas pet. Seu trabalho já foi reconhecido até na Itália, onde já foi convidado a mostrar seu trabalho.
Em Muritiba e Cachoeira também existem projetos de aproveitamento de material reciclável e muitas pessoas fazem disto sua fonte de renda. Muitas vezes estes trabalhos são desenvolvidos por grupos ou individualmente, mas nem sempre têm apoio dos governos municipais ou de empresas privadas que poderiam criar parcerias para melhorar a qualidade de vida dos moradores.
Com esta matéria visamos estimular ou denunciar a coleta seletiva feita em cachoeira e cidades vizinhas. Mostrar no que estes materiais são transformados, onde são depositados e quem faz a coleta. Tendo como gancho de incentivo o trabalho realizado por Alex Pedreira.
- Entrevistar a artista plástica Ana Maria Fraga e a articuladora pedagógica do ensino fundamental 1 Carina Falcão, ambas organizadoras do projeto Arte/Educação do município de São Félix. A entrevista será realizada na Secretaria de Educação de São Félix, com data e horário ainda a marcar.
- Visitar o Jardim Ecológico em Nagé/Maragujipe construído por Alex Pedreira, no intuito de entrevistá-lo, abordando assim toda sua história com a reciclagem e a importância desta na sua vida e na vida de todo o mundo.
Obs: Professor esta é a pauta a considerar. Tivemos um problema de transferência de informações o que ocasionou um mal entendido.
Um comentário:
pretendem denunciar a coleta seletiva?? a propósito, a matéria tb poderia dizer pra onde vai o lixo da cidade. lixão?
Postar um comentário