segunda-feira, 31 de março de 2008

Pauta Jornalística - Astrude Modesto, Caio Barbosa e Talita Costa

(Tema: depressão em Cachoeira e São Félix)
A depressão é uma doença que afeta o estado de humor dos indivíduos, deixando-os geralmente tristes, com cansaço físico e mental exagerado. Estresse, estilo de vida e a ocorrência de fatos marcantes na vida de uma pessoa podem ser precursores de um estado depressivo.
Muitos acreditam que a doença se desencadeia apenas nos grandes centros econômicos, onde as pessoas normalmente têm um ritmo de vida agitado, sendo cobrados diariamente a realizar suas atividades em curto espaço de tempo.
Cachoeira e São Félix ainda não estão situadas na categoria de grandes cidades, mas é possível encontrar casos diversos de depressão entre os moradores.
O Centro de Atenção Psicosocial Ana Nery, um órgão da Prefeitura Municipal de Cachoeira, desenvolve um trabalho de reabilitação de indivíduos depressivos, atendendo, principalmente, as classes menos favorecidas. O Grupo Nova Esperança de Cachoeira trabalha com a reabilitação de dependentes químicos que também sofrem de depressão. Em São Félix, o Centro Espírita Consolador dos que Sofrem é visto como uma alternativa de recuperação de pessoas que apresentam estado depressivo.
A matéria deve trazer um panorama dos casos de depressão nas duas cidades. É importante que se descreva casos particulares de cada centro de reabilitação, apresentando as causas da doença em cada paciente, tentando manter contato com os familiares destes.
No Centro Ana Nery, é importante entrevistar os psicólogos Caroline Góes e Wellington Júnior, buscando saber como se dá a reabilitação dos pacientes e quais as dificuldades encontradas para a realização dos trabalhos. Ainda em Cachoeira, é interessante participar de uma das reuniões do Grupo Nova Esperança e entrevistar um dos dependentes portadores de depressão, entendendo por que a bebida se torna refúgio. No Centro Espírita, entrevistar Elieci Soledade, responsável pela organização das atividades, tentando entender por que pacientes depressivos encontram apoio na religião.

Um comentário:

Leandro Colling disse...

A pauta está bem certinha, legal. Lembrem do gancho: depressão não é só coisa de grandes centros etc, ok? e procurem bons casos, ok?